Drex, Pix e Criptomoeda: qual a diferença?

Drex, Pix e Criptomoeda representam avanços significativos no sistema financeiro brasileiro, redefinindo a forma como as transações financeiras são conduzidas.
O anúncio do Drex feito pelo Banco Central — que encaminha para a implementação da moeda brasileira ainda em 2024 – tem gerado muitas dúvidas sobre a diferença de seu uso em comparação com o Pix e as criptomoedas.
Neste texto, a Bumme explica as diferenças e destaca as características distintas entre elas.
O que é o Drex?
O Drex é a nova moeda digital brasileira, apresentada em agosto de 2023 pelo Banco Central (BC).
Segundo o BC, o nome incorpora elementos inovadores, sendo a letra “D” associada ao Digital, o “R” ao Real, o “E” a Eletrônico, e o “X” trazendo uma ideia de modernidade e conexão, compartilhando a mesma letra final do Pix.
De forma simplificada, a moeda funcionará como uma representação do Real, sendo 100% disponível em uma plataforma digital, gerada em uma rede blockchain. Vale ressaltar que, apesar de ter características digitais, o Drex não é considerado uma criptomoeda.
Ainda, conforme o BC, a ideia é que a nova moeda digital brasileira possa ser utilizada em todas as atividades financeiras já disponíveis, como empréstimos, seguros e investimentos, além de criar novas possibilidades de uso, como no caso dos contratos inteligentes.

O que é criptomoeda?
Criptomoeda é uma moeda virtual que utiliza criptografia e a tecnologia blockchain para permitir negociações descentralizadas pela internet.
Basicamente, essas características dificultam o rastreamento, aumentam a segurança e asseguram a privacidade e inviolabilidade dos usuários.
Qual a diferença entre Drex e Criptomoeda?
Enquanto as criptomoedas são ativos dentro de uma blockchain, o Drex é o dinheiro brasileiro em formato digital. Ou seja, as criptomoedas são ativos, e o Drex é o Real em uma versão digitalizada.
O que é o Pix?
O Pix, lançado pelo BC em 2020, é uma ferramenta de transação instantânea que permite o envio de dinheiro e o pagamento de contas e despesas cotidianas diretamente entre contas bancárias.
Entenda a diferença entre o Drex e o Pix
Apesar de ambas serem criadas pelo Banco Central, elas representam modalidades distintas. Segundo o BC, enquanto o Pix é uma tecnologia para transações instantâneas, o Real Digital, representado pelo Drex, é a própria moeda digital em si.
Mas o que isso significa? Basicamente, o Pix facilita as transações e o Drex é a unidade monetária digitalizada.
Está enfrentando desafios financeiros na sua empresa? Conte com a Bumme!
Se você enfrenta desafios no âmbito financeiro de sua empresa, a Bumme está aqui para oferecer soluções especializadas.
Com nossa expertise em consultoria financeira, cobramos as instituições bancárias na revisão de taxas e cobranças abusivas, para favorecer pessoas que, como você, se sentem injustiçadas.

Conheça mais sobre nossos serviços clicando aqui.